A utilização de algumas técnicas de produção de conteúdo são essenciais atrair a atenção do leitor, além de fazer parte do processo de SEO.

A leitura na tela do computador ou em dispositivos móveis pode se tornar difícil se o conteúdo e o site não forem otimizados. Desta forma, mensagens agradáveis e fáceis de ler irão resultar em mais visitantes no seu site e maior taxa de retorno e conversão.

Importante: Concentre-se em sua audiência. Quando falamos de produção de conteúdo, é fundamental certificar-se de que este esteja adequado ao seu público. Se você escreve sobre brinquedos e seu público é infantil, seu texto precisa ser fácil de ler. Já se sua audiência é de cientistas com um Ph.D., um texto mais complexo estaria adequado.

Aqui estão algumas dicas para aplicar na hora de produzir conteúdo

1. Parágrafos

Escreva parágrafos claros e sempre inicie com a frase mais importante do texto. Em seguida, explique sobre esta frase. Desta forma, o leitor será capaz de compreender o conteúdo mais relevante do artigo já nas primeiras linhas. Não escreva parágrafos longos, entre 7 ou 8 frases é o essencial.

2. Frases Curtas

Tente escrever frases curtas, pois são mais fáceis de ler e compreender. Frases que contenham mais de 20 palavras são consideradas longas. Desta forma, tente limitá-las. Utilize no máximo uma frase longa por parágrafo.

3. Palavras difíceis

Para deixar o texto mais agradável, utilize palavras de fácil leitura. São consideradas palavras difíceis, aquelas que contém 4 ou mais sílabas.

Em alguns casos, torna-se inevitável a utilização dessas palavras. Sendo assim, quando utilizá-las, certifique-se de que suas frases e parágrafos não sejam muito longos.

4. Palavras de transição

Um texto torna-se muito mais legível quando são utilizadas palavras de transição. Esta palavras dão sentido aos leitores, sinalizam que algo está por vir. São algumas delas: “mais importante”, “porque”, “assim”, “além disso”, etc.

Estas palavras fazem relação entre duas frases. Assim, a utilização adequada destas palavras facilitará muito a compreensão do seu conteúdo.

5. Misture!

Para que o conteúdo torne-se mais atraente para o leitor, você precisa misturar! Alterne parágrafos mais longos e frases mais curtas. Utilize sinônimos ao referir-se mais de uma vez sobre algo. Não utilize as palavras “e” ou “muito” com certa frequência. Intercale com as palavras “ também”

ou além disso”, que ajudarão seu texto a ficar mais legível e atraente.

Estas foram algumas dicas de produção de conteúdo que você poderá utilizar em seus posts. Tente aplicá-las em seus textos afim de melhorar a experiência do usuário em seu site, além de aumentar a sua audiência.

Autor(a): Patrícia Santos 

Se tiver dificuldade em produzir seus conteúdos relevantes e aplicar estas técnicas, entre em contato conosco e saiba como poderemos auxiliá-lo contato@agenciapromo.com.br.

Recent Posts
Marketing Digital